Escola da Vida
Início | Nosso objetivo | Histórico | Frases sobre educação | Contato
Frases sobre educaÇÃo

C. G. JUNG

Falamos sobre a educação da criança, mas deveríamos ter em vista a criança no adulto. Porque em cada adulto está escondida uma criança – uma eterna criança, algo que está sempre crescendo, que nunca se completa e exige incessante cuidado, atenção e educação. O que educa fundamentalmente a criança é a vida, os hábitos dos pais e dos seus professores.  As dificuldades parentais refletem-se inevitavelmente na psiquê da criança. A criança faz de tal maneira parte da atmosfera psicológica dos pais que problemas secretos entre eles podem influenciar profundamente sua saúde.

Os estados emocionais, as formas de pensar dos professores – mesmo que eles procurem disfarçar com belas palavras – são os que realmente moldam o caráter dos alunos.

EMERSON

O fim da educação é contornar dificuldades e desenvolver forças.

HERBART

A moral é encarada universalmente como a suprema aspiração da humanidade e, por conseqüência, da educação.

HUXLEY

Educação é o instrumento do intelecto ante as leis da natureza. Com esta designação refiro-me não somente às coisas e às forças, mas também ao homem e à sua trajetória, bem como à adaptação dos sentimentos e da vontade a um intenso desejo de conduzir-se em harmonia com aquelas leis.

KANT

O propósito da educação é conduzir as crianças, atendendo não aos seus sucessos na sociedade em seu estado atual, mas numa possível melhor sociedade, de acordo com a concepção ideal da humanidade.

MOKITI OKADA (MEIUSHU – SAMA) – JAPÃO

  1. A verdadeira educação é aquela que ensina o princípio de que o bem leva o homem à felicidade, e o mal o leva à desgraça.
  2. A educação que forma homens incapazes de distinguir o bem e o mal está baseada na pseudo verdade.
  3. Quão medíocre é o ensino que instrui apenas materialmente, deixando as pessoas permanecerem cegas de espírito. O progresso da sociedade depende da ciência material equilibrada com a ciência do espírito.
  4. Para viver bem humorado, para nossos trabalhos progredirem normalmente e para evitarmos grandes aborrecimentos, é preciso alegrar os nossos semelhantes tornando-os felizes. Quem age assim merece ser qualificado de “inteligente”. Por isso costumo afirmar que os perversos são ignorantes. Esta é uma verdade eterna. Isto porque os pensamentos de ódio, ciúme, desejo de vingança e outros sentimentos negativos, nos são restituídos através de ELOS ESPIRITUAIS. Ficamos mal humorados, perturbados e não podemos desempenhar nossas tarefas; nessas condições, o sucesso é impossível.
  5. Uma pessoa começa a se polir quando começa a evitar todo o tipo de desavenças; depois, desenvolve a bondade; por fim, se torna mais cortês. Esta pessoa será estimada e respeitada por todos. Os que se tornam delatores e perseguidores dos seus próprios irmãos, porque escasseiam no sentimento de amor humano, acabam sendo desprezados por todos.
  6. Existe o estudo vivo e estudo morto! Aprender por aprender é estudo morto, enquanto que aprender algo para ser utilizado na sociedade é estudo vivo.

PACE - Catholic Encyclopedia

Educação pode ser definida como a forma de atividade social em que, sob a direção de espíritos maduros, e com meios adequados, as capacidades físicas, intelectuais e morais de seres humanos imaturos são desenvolvidas de forma a prepará-los a cumprir sua tarefa na vida, e a alcançar seu destino eterno. Artigo – Educação.

PAUL BRUNTON

  1. Uma escola deve existir não somente para ensinar mas também para investigar; para continuar testando teorias e corroborando idéias, através da experiência.
  2. Estamos aqui sobre a terra para encontrar o que os teólogos chamam de alma e os filósofos de Eu superior.
  3. Casar o amor com o conhecimento, a piedade com o intelecto, considerar a iluminação de todos como o preço para a própria iluminação.
  4. A escola e cada um de seus participantes devem ser veículos vivos da filosofia, da arte, da ciência...
  5. Há 4 objetivos na Filosofia: conhecer-se, conhecer o Eu superior, conhecer o Universo, conhecer a sua relação com o Universo.
  6. A arte cumpre sua missão mais elevada quando se torna um veículo para a beleza espiritual, quando tenta tornar audível através da música, visível pela pintura e escultura, pensável através da prosa literária, imaginável com a literatura poética, o invisível, inaudível, impensável e inimaginável Espírito sem forma (Deus). O estudante deve aprender a julgar a obra de arte pelo seu efeito. Permite ela que você se sinta melhor ou pior, inspirado, calmo ou inquieto, perceptivo ou embotado? A arte é uma busca da beleza que sozinha não é suficiente. A beleza precisa ser apoiada pela virtude, e ambas necessitam ser guiadas pela sabedoria.
  7. O gênio é ao mesmo tempo receptivo e expressivo. Aquilo que obtém intuitivamente do seu interior, ele em troca distribui sob as formas da sua arte, habilidade, técnica ou ciência. Ele cria não para expressar sua pequena personalidade como tantos o fazem, mas para escapar dela; pois é no divino que o transcende, e que é sublimemente impessoal, que ele procura inspiração.

PETER DEUNOV

As pessoas vivem quando elas estudam. A vida nada mais é do que uma incessante aspiração para adquirir o conhecimento que vem do princípio divino.

PANEURITMIA significa interação inteligente entre as forças viventes do homem e da natureza. Significa comunicação com a inteligência e amor universais através dos movimentos arquetípicos do corpo, da música e do canto com o propósito de ajudar o homem a manter sua saúde física e mental e a desenvolver a consciência cósmica. Os sistemas de educação que incluírem a Paneuritmia serão capazes de compartilhar o objetivo da vida universal – através do serviço a si próprio, aos seus companheiros humanos e a Deus, com inteligência e amor.

PLATÃO

Educação consiste em dar ao corpo e à alma toda a perfeição de que são capazes.

RABELAIS

O fim da educação é a formação do homem integral, habilitado nas artes e indústrias.

ROUSSEAU

A correta educação impele a criança a tomar o caminho que a conduzirá à verdade quando atingir a idade de compreendê-la, e ao bem quando adquirir a faculdade de reconhecê-lo e amá-lo.

SATHYA SAI BABA

Um sistema de educação que não ajude a distinguir entre o bem e o mal, que não infunde temor ao pecado e amor a Deus, que não treine o ser humano nos códigos de humildade e reverência, que não amplie horizontes, que não ensine a servir aos pais com respeito, nem inspire a dedicar suas capacidades e conquistas para o progresso de sua família, comunidade, cidade, país e da humanidade, deve ser condenado.  A corrupção e a crueldade dominantes nos países são indícios destes grandes defeitos.

A Educação Moderna fomenta apenas inteligência, não virtudes. Qual é o valor da educação se ela não inculca virtudes no homem? Os professores estão interessados em ensinar conhecimento livresco e não o aspecto espiritual da educação. A verdadeira Educação é aquela que confere virtudes, bom intelecto (discernimento), devoção, noção do dever e disciplina.

A mera aquisição de graus e títulos, não deve ser o objetivo dos estudantes. Eles devem fazer o uso apropriado dos 5 elementos e, consequentemente, dos seus 5 sentidos (olhos, ouvidos, boca e língua, pele, narinas) através dos quais se relacionam com os 5 elementos. Esta é a verdadeira educação orientada para valores humanos que o mundo necessita hoje.

Os 5 elementos [terra, água, fogo (luz), vento e éter (espaço, campo quântico, som primordial)] eram reverenciados como deuses na Índia Ancestral, por constituírem tanto o corpo da natureza quanto o dos animais e dos humanos.
Estes 5 elementos se relacionam com os 5 sentidos da percepção no homem cujos atributos são a visão, o paladar, o tato, o olfato e a audição. Os alunos e professores devem passar a esforçar-se para entender a natureza divina dos 5 elementos.

Hoje os estudantes estão adquirindo educação visando os próprios interesses egoístas. Eles estão desejando ardentemente o dinheiro e riquezas. “Dinheiro vem e vai mas a moralidade e o amor vêm e crescem”. Os estudantes devem se esforçar para cultivar a moralidade. Eles devem converter o seu conhecimento em habilidade para trazer equilíbrio nas suas vidas, na sociedade e na Natureza (meio ambiente). Mas os estudantes estão de fato matando o seu conhecimento, i.e., eles o estão usando de forma errada. Consequentemente, eles tem perdido completamente seu poder mental e a sua realidade interna também foi eclipsada.

A verdadeira educação é aquela que desenvolve em você o amor por seus semelhantes e o motiva a servir a comunidade. Primeiro de tudo, a mente do homem deve ser transformada. Então o mundo inteiro vai ser transformado porque a mente forma a base do mundo inteiro. “AJUDAR SEMPRE – LESAR NUNCA” deve ser o lema.
Os avanços científicos são bem vindos, mas eles não devem levar ao desequilíbrio ecológico. As pessoas e o mundo como um todo devem beneficiar-se com a ciência. O objetivo da Educação não é meramente ler e escrever, o que constitui a educação em relação ao mundo. É conferir pureza e divindade. A educação relativa ao mundo é transiente, somente o conhecimento do self (do ser interno – divino) é eterno. Ele só pode ser adquirido através de devoção e amor a Deus. Mas hoje em dia, todos estão interessados com os próprios ganhos egoisticamente, ninguém parece se importar com a sociedade. Todos os 5 elementos estão sendo poluídos. É a tarefa primordial dos estudantes limpar o mundo da poluição. Manter seus corpos e mentes limpos. Limpeza é piedade, é compaixão. Purifiquem suas ações e sentimentos. Falem docemente e suavemente com todos; falem a verdade e defendam a justiça; amem a todos. Porque Deus está presente em todos, o universo inteiro é a sua forma.

Quando a corrente elétrica da verdade flui através do fio da conduta correta, e entra no bulbo da paz, você obtém a luz do amor. A fim de cultivar o amor, você deve aderir aos valores de SATHYA e DHARMA (inclui os princípios de justiça, conduta correta, sabedoria, bom senso, razão e inteligência combinados).

  • Verdade não se refere apenas a relatar veridicamente o que se vê mas também a verdade eterna que é a mesma invariável no passado, presente e futuro.
  • Justiça, conduta correta, não se referem apenas à sabedoria, às leis humanas, à moral, à ética... mas também à verdadeira natureza do homem, àqueles que o mantém vivo, que lhe dá significado à existência em conjunto com o princípio do amor.

Hoje as pessoas ricas e educadas estão negligenciando a espiritualidade. Elas consideram o dinheiro como o mais importante e a finalidade maior de suas vidas. Dinheiro nunca pode dar paz, contentamento duradouro e bem-aventurança. Devoção é o mais essencial. O mundo está nesta situação difícil porque o povo não tem devoção, não pensa em Deus que está manifestado na forma dos 5 elementos. Nós sabemos que a água é essencial à vida, mas os valores da verdade e da justiça são tão essenciais para o homem quanto a água. Que é um ser humano? Será ele meramente o corpo? Não. Somente quem tenha pureza, amor e devoção é um verdadeiro ser humano.

Hoje as pessoas estão loucas atrás do dinheiro. Sem dúvida, o dinheiro é essencial mas ele deve estar dentro de certos limites. Uma vez que você tenha amor a Deus, o dinheiro virá em seguida espontaneamente. As pessoas não gastam nem um minuto na contemplação de Deus. Não empreendem nem mesmo uma atividade sagrada durante as 24h do dia que Deus lhes dá. Cada um tem que se perguntar se está fazendo uso apropriado do tempo. O tempo é Deus. Tempo perdido em fofocas ou assistindo a TV, etc. é vida perdida. Toda a riqueza que se juntou não vai lhe acompanhar após a morte. O caráter, sim! Por isso o caráter, as virtudes são mais importantes que a riqueza.

A verdadeira educação é aquela que remove a poluição da mente e desenvolve o caráter e as virtudes. Por isso somente passar de ano, ter boas notas, não é suficiente, não é o essencial. Sem os 5 valores humanos a vida não tem sentido. Tenha a firme convicção de que a verdadeira natureza de vocês é a divindade, pois Deus está em todos os seres. Vocês serão apenas seres humanos comuns enquanto acreditarem que são apenas isso. Sigam o DHARMA (conduta correta – justiça – sabedoria ancestral) e compartilhem seu amor com todos. Esta é a essência da verdadeira Educação. Se a educação fosse apenas para ganhar a vida, para sobreviver, nós não seríamos diferentes das bestas e dos pássaros que sabem como manter a sua vida.

O homem nasce para estabelecer um ideal para o resto do mundo, não para acumular riquezas. Qual a utilidade de toda a educação adquirida pelo homem, se ele não é capaz de deixar de lado suas más qualidades? Toda educação mundana só vai levá-lo à argumentação vã, não à sabedoria total. A verdadeira educação vai protegê-los e, onde quer que vocês estejam, ela vai conquistar para vocês a amizade de todos, mesmo que vocês não tenham dinheiro e se encontrem numa terra estranha. Nunca abandonem os valores humanos, sejam quais forem as circunstâncias. Somente assim vocês podem estabelecer um ideal para o mundo.

Os valores humanos da verdade – ação correta – paz – amor – não-violência, não podem ser adquiridos pela leitura de livros, nem tampouco os professores podem conferi-los, outorgá-los a vocês. Eles estão com vocês desde o seu nascimento. Vocês têm de cultivá-los através de esforço próprio. Toda criação emergiu da verdade, está sustentada na verdade e, no final, funde-se, incorpora-se na verdade. Há algum lugar onde a verdade não existe? Para poder levar uma vida pacífica deve-se sempre aderir à verdade, à justiça, à conduta correta, à retidão.

Os 3 Ps – Pureza, Paciência e Perseverança – são essenciais ao homem. Mas o homem está se transformando num paciente (doente) porque lhe falta a paciência. Não é suficiente você proclamar-se puro, deixe que os outros o digam. A verdadeira educação fomenta a pureza e a unidade.

Não tenham desejos excessivos; o ditado ensina: “Menos bagagem, mais conforto; assim a viagem torna-se mais prazerosa”. Seus desejos são a bagagem na jornada da vida. Vocês vão ter paz mental somente quando reduzirem seus desejos.

Não basta alguns serem felizes e outros não. Todos devem ser felizes. Isto só é possível quando os valores humanos são postos em prática. O amor é o mais essencial para a humanidade. Só há unidade quando existe amor. Use sua língua para falar somente a verdade. Com as mãos que Deus lhe deu, faça atos de caridade; com os ouvidos, escute somente palavras puras. Esta é a pureza dos membros do homem. Da mesma forma, mantenha a pureza dos 5 elementos da natureza.

Todas as causas dignas somente podem ser concluídas com êxito através da cooperação de muitas pessoas. Unidade, bondade, boas ações devem ser praticadas para que possam crescer rápido e aumentar o número dos propagadores da verdadeira educação. Você não pode ser sempre benevolente mas você pode falar sempre com benevolência, com amabilidade. Se você tiver amor, todos vão se aproximar de você. Se você não tiver amor, ninguém vai se aproximar de você. Vocês devem expandir o seu amor com a conduta correta. Levem uma vida sagrada. Este é o verdadeiro viver. Então sua vida vai se tornar cheia de sentido, expressiva.

Hoje, tanto o mundo quanto o homem estão perdendo seu equilíbrio ecológico. Devido ao total egoísmo, o homem está roubando da mãe terra suas reservas de carvão, petróleo, ferro, etc. Como resultado, nós temos terremotos, inundações e outras catástrofes naturais do gênero. Equilíbrio na vida humana e equilíbrio na natureza, ambos são igualmente importantes.

Você pode ser rico ou erudito mas a sua grandeza não vai ser julgada meramente pelas suas possessões. Em que extensão você está gastando a sua riqueza de uma maneira boa, para o bem; em que extensão você está usando seu aprendizado para um bom propósito; em que extensão você está usando seu intelecto para o bem da comunidade; isso é o que importa. Você se torna verdadeiramente rico, verdadeiramente um erudito e verdadeiramente inteligente somente quando usa esses atributos de uma forma digna, aplicando-os de acordo com os 5 valores humanos básicos da verdade, conduta correta, paz, amor e não-violência.

O ensino se tornou um processo de transmissão de mente para mente. Os professores ensinam com a mente e os alunos assimilam com a mente. Os estudantes vão para os exames com a mente lotada de informação, esvaziam-na nas folhas de exames e voltam para casa com a mente vazia. Nos tempos ancestrais, ao invés de testes de memória, os exames eram testes de moral. O verdadeiro ensino vai direto ao coração e imprime-se permanentemente no coração dos estudantes. Ao preparar estudantes meramente para responder certas questões nos exames, eles são induzidos a se concentrar apenas em partes de um assunto e não no assunto como um todo. Existe a necessidade de uma aproximação interdisciplinar para que a conexão entre um assunto e outro seja entendida adequadamente.

O que o mundo necessita hoje não é uma nova ordem, uma nova educação, um novo sistema, uma nova sociedade nem uma nova religião. O remédio está na mente e no coração preenchidos com santidade. Formar homens e mulheres íntegros e de caráter já é suficiente. Quem quer que pratique os 5 valores humanos básicos e os propague com zelo e sinceridade pode ser descrito como uma pessoa educada.

SÓCRATES

A educação tem por fim evitar o erro e descobrir a verdade.

THIRY

Educação tem uma tríplice finalidade: 1) desenvolver as faculdades mentais; 2) comunicar conhecimentos e 3) modelar o caráter.

UNESCO – COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

A educação é um dos principais meios disponíveis para procurar uma forma de desenvolvimento humano mais profunda e harmoniosa e assim diminuir a pobreza, a exclusão, a ignorância, a opressão e a guerra. O próximo século, dominado pela globalização, trará consigo tensões permanentes a serem ultrapassadas: entre o global e o local, o universal e o individual, a tradição e a modernidade, a competição e a igualdade de oportunidades, a expansão ilimitada do conhecimento e a limitação da capacidade humana de o assimilar, o espiritual e o material.

Apesar da diversidade de culturas e dos sistemas de organização social, existe o desafio universal de reinventar o ideal democrático para criar ou manter a coesão social. Neste contexto, a aprendizagem ao longo da vida será uma das chaves para defrontar os desafios do século XXI, construindo os quatro pilares que são os alicerces da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, e aprender a ser – todas as sociedades concentrarão esforços para evoluir para uma Utopia necessária onde nenhum dos talentos individuais, como tesouro escondido em cada pessoa, ficará por descobrir.

Enquanto a educação básica universal é uma prioridade absoluta, a educação secundária tem um papel fundamental a desempenhar nos caminhos individuais da aprendizagem dos jovens e no desenvolvimento das sociedades. As instituições de ensino superior deverão ser diversificadas de modo a assumirem as suas funções e deveres como centros do saber, como locais de instrução profissional, como encruzilhadas para a aprendizagem ao longo de toda a vida e como parceiros na cooperação internacional.

VAN DYKE

Educação é criar homens que possam ver claramente, imaginar com viveza, pensar com exatidão e querer com nobreza.

^ Topo